NOTÍCIAS

Vargem Grande, Chapadinha, São Benedito do Rio Preto, Anapurus e Duque Bacelar fortalecem piscicultura – MARANHÃO Hoje

Atividade vem recebendo assistência técnica e gerencial do Senar

Cerca de 120 produtores rurais que decidiram investir na piscicultura estão experimentando ganhos animadores nos dois últimos anos nos municípios de Vargem Grande, Chapadinha, São Benedito do Rio Preto, Anapurus e Duque Bacelar. Para debater esse potencial desses municípios, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), realizou, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Vargem Grande (Sindivargem), a primeira edição do Dia de Campo da Piscicultura no município, no último fim de semana.

José Francisco Reis Sousa, anfitrião do evento e proprietário do Sítio Peixe Vivo, compartilhou sua experiência de sucesso. Iniciando a piscicultura há três anos, sua produção mais que dobrou, alcançando 15 toneladas em 2022, impulsionada pela assistência técnica e gerencial do Senar.

“Há três anos aproveitei a oportunidade e adquiri essa propriedade. Nasci no interior do estado, cresci ajudando meu pai na roça, mas meus caminhos profissionais haviam me levado para o setor da Construção Civil. Hoje, me divido entre essa atividade e a piscicultura, mas o crescimento rápido da minha produção me faz acreditar que em breve vou poder me dedicar somente à atividade aqui no Sitio”, planeja o piscicultor, que produz espécies como piabanha, piauaçu ou piau de Coco, panga e tambatinga, em sete tanques e uma barragem.

A introdução de novas tecnologias e práticas de manejo eficientes resultou em ganhos expressivos, exemplificado pelo crescimento de peixes de 800g para 1 kg em apenas seis meses. “Hoje vendo uma média de 300 kg a 500 kg por dia, para peixarias e restaurantes e também para atravessadores”, calcula.

Assistência técnica – A assistência técnica, oferecida a José Francisco e outros 24 piscicultores, demonstrou impactos positivos que vão além do aumento da produtividade. O técnico de campo, Natan Lisboa, ressalta que o sucesso do grupo atraiu interesse de outros produtores, indicando a relevância da continuidade do suporte técnico. “No começo precisamos convencer os produtores a aderirem ao acompanhamento técnico, mas hoje já temos um número considerável de interessados esperando a abertura de novas vagas”, explica.

O presidente da Faema, Raimundo Coelho, destaca a transformação não apenas na produtividade, mas também na qualidade de vida dos envolvidos, fortalecendo a economia local. “Isso fortalece não apenas o agro, mas a economia local como um todo”, avalia.

O superintendente do Senar no Maranhão, Luís Figueiredo, enfatiza a importância dos Dias de Campo para apresentar novas tecnologias e oportunidades de negócios, como berçários em tanques suspensos e o processamento do pescado, visando multiplicar os lucros dos produtores. “São tecnologias e oportunidades que agregam valor e multiplicam consideravelmente os lucros dos produtores rurais”, destacou o superintendente.

Novas oportunidades de negócios – Convidado para apresentar suas técnicas de filetagem e transformação de peixes e mariscos em produtos como linguiças e petiscos congelados, além de uma grande variedade de cortes e embalagens, o piscicultor Mário, o Mário do Peixe, foi uma das atrações das estações tecnológicas do Dia de Campo.

“Todo o processamento do peixe que produzo é feito e comercializado no Mercado de Estreito. Com os produtos processados eu consigo aumentar em mais de 150% o meu faturamento”, compartilhou o piscicultor.

Além da estação tecnológica sobre o processamento do pescado e otimização de lucros, o Dia de Campo apresentou palestras práticas sobre os resultados das tecnologias implantadas nas propriedades assistidas, com destaque para a técnica de berçário com tanque suspenso. Os produtores rurais presentes puderam conhecer produtos e serviços de empresas parceiras, como a Ruragro, Ageatec, Chapagro e Projeta Solar.

O evento contou, além das lideranças e técnicos do SENAR, com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de agricultura de Vargem Grande, Toinho do Juvenil, secretários municipais e lideranças sindicais rurais de municípios da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *