NOTÍCIAS

Conhecidos os classificados para a etapa nacional da competição de robótica – MARANHÃO Hoje

GIRO ECONÔMICO

Disputa nacional de robótica

O Torneio Sesi de Robótica Regional do Maranhão, realizado neste fim de semana em São Luís, definiu dez participantes da etapa nacional do torneio, a ser realizada em março em Brasília (DF), para as disputas nas modalidades First Lego League Challenge (FLL) e F1 in Schools. Na modalidade FLL, foram classificadas as equipes Dracarys e Gipsy Danger, do Sesi São Luís, e CAMBTEC, do Sesi Alagoas.

Já entre as escolas públicas venceram as equipes Snake Robots; Ecoje Sal, de Santo Antônio dos Lopes, e Robotics Alpha, de Imperatriz. As equipes Tupã (Paraná), Amazon Predators (Pará), Pugnator (Sesi São Luís) e Graffeno (Sesi Imperatriz) venceram na modalidade F1. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, garantiu que todos os membros da equipe terão bolsa integral na Rede SESI em 2025 em reconhecimento ao desempenho que tiveram no torneio.

O superintendente do Sesi Maranhão, Diogo Lima, lembrou que o órgão já é a instituição que mais investe em robótica no estado, e agradeceu a participação de todos que fizeram desta edição a maior do país. “E lembrem-se que não há campeões para a vida inteira e que o mundo não abre portas. Vocês deverão abri-las”, disse ele

Caminhão Serasa

Depois de passar por 16 cidades desde agosto de 2023, o caminhão do projeto Serasa na Estrada chega a São Luís nesta terça-feira (16).

Com diversos serviços gratuitos para melhoria da saúde financeira, o atendimento presencial ocorrerá no Estacionamento Reviver (Avenida Senador Vitorino Freire, 6663 – Centro Histórico), até sexta-feira (19), das 09h às 18h, e no sábado (20), das 09h às 13h. Em São Luís, a inadimplência atinge mais de 473 mil pessoas, com dívidas que somam mais de R$ 2.4 bilhões.

PERGUNTAR NÃO OFENDE

O que não deu certo para Eduardo Braide ter abandonado a ideia defendida na campanha eleitoral de fazer carnaval se gastar um centavo do dinheiro público, ou seja, todo bancado pela iniciativa privada?

Premiação a promotoras

A promotora de Justiça Cristiane Lago recebe dia 07 de fevereiro, em solenidade a ser realizada no Teatro Arthur Azevedo, prêmio da Rede Maranhense de Diálogos sobre Drogas (REMADD), pelo trabalho Quem escolhe seu caminho, você ou a droga?, que desenvolveu ainda 2013 quando atuava na Comarca de Itapecuru-Mirim.

Na entrevista concedida ao jornalistas Manoel Santos Neto e publicada no Jornal Pequeno na edição deste domingo (14), ela agradeceu todos que se empenharam pelo sucesso deste projeto.

PENSANDO BEM…

Difícil de entender porque Governo do Estado e Prefeitura sacrificam tanto o dinheiro que poderia levar melhor qualidade de vida aos mais pobres com investimentos em carnaval e as empresas que mais faturam com essas festas – as indústrias de bebidas –  entram com tão pouco ou quase nada, ou seja, pobres, incluindo aqueles que não gostam de foliam, patrocinando o enriquecimento de grandes corporações capitalistas.

IA no Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Maranhão realizou no último dia 05, em São Luís, palestra com o PhD em Computação e Engenharia Elétrica Ahirton Lopes Filho, Chief Data Officer CDO da Lambda/TIVIT e homenageado como Profissional Mais Valioso da Microsoft na categoria Inteligência Artificial por quatro anos consecutivos.

Ele falou abordou o tema “Conectando Ferramentas de Inteligência Artificial na Educação” e debateu sua interseção no processo educacional.

Na palestra sobre “Conectando Ferramentas de Inteligência Artificial na Educação”, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o palestrante Ahirton Lopes Filho com o  vice-presidente da Fecomércio Antônio de Freitas; o diretor regional do Senac, José Ahirton Lopes (C), e o presidente da Fecomércio, Maurício Feijó (D)

PAUSA PARA MEDITAÇÃO

    • É preferível ser dono de uma moeda do que escravo de duas
    • (provérbio grego)

Posse na Faema

A Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema) empossou, semana passada, em São Luís, a sua nova diretoria para o quadriênio 2024 a 2027, que tem como presidente reeleito o engenheiro agrônomo Raimundo Coelho, que terá como vice-presidente, o também o engenheiro agrônomo Carlos Antônio Feitosa de Sá.

Além da Federação, o Sistema Faema conta com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), voltado para capacitação técnica de profissionais e empreendedores do campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *