NOTÍCIAS

Exposições de pinturas e esculturas em cartaz no Centro Cultural do Ministério Público até 30 de janeiro – MARANHÃO Hoje

Instituição comemorou em dezembro cinco anos

Ficam em cartaz até 30 de janeiro, no Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público do Maranhão (CCMP), localizado no Centro de São Luís, as exposições Caçador de Mim, do artista plástico Éder Luna, e “IBI/AYE – Lugar/Existência”, do escultor Jean Charles. A mostra foi abertas dia 05 de dezembro passado, na solenidade de comemoração pelos cinco anos do Centro.

“O Centro Cultural do MP virou uma referência, um espaço de exercício da democracia, que congrega todas as diferenças, um espaço de preservação de direitos e, acima de tudo, da arte e da cultura”, diz o curador Francisco Colombo Lobo, que ressalta a importância dos artistas que expuseram no espaço ao longo de cinco anos e fez uma breve apresentação sobre as exposições que estavam sendo abertas.

O artista visual Éder Luna afirmou que é artista desde a infância, relembrando que em toda a sua história a arte sempre esteve presente, já tendo passado pelo teatro, pelo canto coral até se encontrar nas artes plásticas.

“Essa arte pulsa, a arte preta, a arte cabocla, a arte de onde eu vim, da beira do Rio Mearim”, destacou o artista originário do município de Pedreiras.

Em sua primeira exposição individual, Éder Luna também ressaltou a influência da sua religiosidade na arte que desenvolve. Frequentador da Casa Fanti Ashanti, o artista disse ser filho de um orixá, Logun Edé, que rege a arte, a beleza, o encanto e também é conhecido como um caçador, Daí o nome da exposição, “Caçador de mim”.

“Eu sou um caçador, filho do caçador e um artista que sempre busca, que está inquieto, que tira das tripas aquilo que é mais belo”, explicou.O escultor Jean Charles agradeceu aos presentes e à equipe do Centro Cultural do MPMA pelo apoio para a realização da exposição. O artista também citou grandes artistas com os quais aprendeu ressaltou a importância da influência africana e da ancestralidade. “A arte é 100% espiritual”, enfatizou.

Exposições – As mostras “Caçador de Mim” e “IBI/AYE – Lugar/Existência” ficam em cartaz no Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão até o dia 30 de janeiro. A exposição “Caçador de Mim” é composta de 19 quadros, nas técnicas pintura sobre tela e sobre papel. Já “IBI/AYE – Lugar/Existência”, de Jean Charles, apresenta 22 trabalhos, entre esculturas e máscaras, sendo oito módulos e 14 penduráveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *