NOTÍCIAS

Para a Federação Maranhense de Desportos Aquáticos, temporada de 2023 teve saldo bastante positivo – MARANHÃO Hoje

O ano de 2023 “foi brilhante” para a natação maranhense. É essa a avaliação feita pela Federação Maranhense de Desportos Aquáticos (FMDA) sobre a atual temporada da modalidade. E o saldo positivo se explica pelos eventos nacionais realizados no Maranhão ao longo do ano e, principalmente, pelos excelentes resultados conquistados pelos nadadores do Estado nas mais diversas competições. Os maranhenses subiram ao pódio em eventos dentro e fora do país tanto nas provas de natação quanto nas de águas abertas. 

De acordo com o presidente da FMDA, Alexandre Nina, os resultados comprovam que o Maranhão segue sendo um celeiro de talentos. Isso faz o Estado adquirir respeito e reconhecimento em todo o país. 

“Foi um ano brilhante para a FMDA com muitas vitórias e afirmações. A federação fecha 2023 com um saldo extremamente positivo em suas ações e nos resultados obtidos. Tivemos destaque em competições locais, regionais, nacionais e internacionais. Os atletas, representando seus clubes e o Maranhão trouxeram medalhas, troféus e recordes para o nosso Estado. Mais uma vez, mostramos o porquê de os esportes aquáticos do Maranhão terem adquirido respeito e reconhecimento em todo o Brasil”, afirmou o dirigente. 

Em relação aos eventos realizados em São Luís, destaque para a Copa Pan-Americana de Águas Abertas e a Copa Amazônia Ocidental de Natação. As duas importantes e tradicionais competições atraíram atletas de todas as regiões do Brasil, além de nadadores estrangeiros para a capital maranhense. 

Além de trazer eventos nacionais e internacionais, a FMDA também fomentou o esporte ao realizar diversas competições. No âmbito das águas abertas, foram 4 competições promovidas com destaque para a edição 2023 do Desafio de Cassó, que ocorreu na cidade de Primeira Cruz, na região dos Lençóis Maranhenses. Já nas piscinas, foram realizados 10 eventos estaduais. 

Destaques – Nas disputas em águas abertas, a temporada foi muito positiva para o nadador Henrique Figueirinha (Atlef/Nina), que conquistou o título da seletiva brasileira e se classificou para o Mundial de Doha de Águas Abertas. Com a vaga para o mundial, Figueirinha segue na briga por um lugar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. 

Já nas piscinas, Paulo Marcelo de Jesus (Atlef/Nina) teve um ano mágico. O maranhense foi campeão da Copa Pacífico Internacional, campeão da Copa Julio Maglione Internacional de Natação e campeão sul-americano escolar de natação, quebrando marcas que hoje o colocam como o melhor nadador brasileiro de sua categoria na história. 

O ano também foi muito bom para outros nadadores que tiveram resultados muito expressivos. São eles: Stefanie Amorim (DM Aquatic), Pietra Diniz (DM Aquatic), Sofia Duailibe (DM Aquatic), Milena Bordalo (Atlef/Nina), Vitória Lopes (Atlef/Nina), Carol Hertel (Atlef/Nina) e Juan Rodrigues (Atlef/Nina). O nadador Davi Hermes voltou a brilhar se consolidando como o principal nome da natação paralímpica do Estado. 

Já na natação Master, a FMDA também promoveu competições para essa classe em parceria com a Associação Maranhense Masters de Natação (AMMN). E o desempenho dos atletas maranhenses foi espetacular, com muitos deles melhorando seus tempos e até quebrando recordes continentais na categoria. Destaque para a temporada de Letiana Teles (VR Swim Aquafit), Claudia Vanisse (Atlef/Nina) e Ronaldo Lopes (Atlef/Nina). 

“O trabalho à frente de uma federação é uma missão que consiste em proporcionar condições para que atletas, de qualquer classe ou idade, encontrem um sentido nesta prática esportiva competitiva, uma motivação Esta missão árdua somente se torna possível com uma grande rede de colaboradores e apoiadores. Temos diversos segmentos que nos dão este suporte como o governo do Estado, prefeituras, autarquias estaduais e federais, empresas privadas de grande, médio e de pequeno porte, pessoas físicas em todo o Maranhão. Nosso muito obrigado a todos e que consigamos ainda mais apoio em 2024”, concluiu Alexandre Nina, presidente da FMDA. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *