NOTÍCIAS

Petrobras fará reunião em São Luís para detalhar a exploração de petróleo na Margem Equatorial – MARANHÃO Hoje

Exploração beneficiará diretamente o Maranhão

Atendendo pleito da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), a Petrobras confirmou que deverá ocorrer em 2024, em São Luís, ainda sem data ainda a ser definida, uma reunião de apresentação sobre o projeto de exploração da Margem Equatorial. O projeto interessa diretamente ao Maranhão, onde estão localizadas duas das cinco bacias que compõem a Margem Equatorial.

Considerada o “Novo Pré-Sal do Brasil”, essa região do país tem potencial estimado para produzir de 20 a 30 milhões de barris de óleo, com impacto direto na economia do estado.

A “Nota Técnica sobre a Margem Equatorial brasileira”, que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte, foi elaborada pelos pesquisadores Allan Kardec D. Barros Filho, Ronaldo Gomes Carmona e Pedro Zalán.

O presidente da Fiema, Edilson Baldez, disse que esses investimentos e a consequente produção de petróleo na região trará grandes benefícios econômicos ao Maranhão e contribuirá para a elevação do PIB estadual. Além de petróleo, há reservas de gás natural.

O convite da entidade é para que representantes da petrolífera apresentem o projeto de exploração da Margem Equatorial em data oportuna, em São Luís, à classe empresarial, academia, políticos e governo do Maranhão.

No Plano Estratégico da Petrobras 2023-2027 estão previstos investimentos de US$ 2,9 bilhões na exploração de petróleo na região. No prazo de cinco anos, a contar a partir de 2023, a petrolífera espera perfurar 19 poços nas duas bacias que estão localizadas no Maranhão, sendo 14 na bacia de Barreirinhas e 5 na bacia Pará-Maranhão. Além dessas duas existem as bacias da Foz do Rio Amazonas, Ceará e Potiguar.

Edilson Baldez, presidente da Fiema, recebeu o comunicado da Petrobras (Fiema/divulgação)

Licenças – Em comunicação feita à Fiema a empresa informou sobre os processos de licenciamento ambiental nas bacias localizadas no Maranhão. Na bacia de Barreirinhas, especificamente para os processos de perfuração dos blocos BAR- 3 e 5, que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está analisando o pedido de reconsideração protocolado pela Petrobras em dezembro de 2021, após o indeferimento do processo.

No caso do bloco BM-BAR-3, já obteve licença e a perfuração de um poço em 2009. Já o bloco BM-BAR-1 encontra-se em fase inicial de preparação do estudo ambiental. Um licenciamento anterior permitiu a perfuração de dois poços em 2009 e 2011.

Baldez acrescentou que a operação na Margem Equatorial poderá render expressivas receitas diretas em tributos e royalties e indiretas no desenvolvimento industrial e no setor de serviços para todos os estados envolvidos. Além da Fiema, a Companha Maranhense de Gás (Gasmar) e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe), estão empenhados na exploração do potencial da Margem Equatorial.

Já na bacia Pará-Maranhão, a empresa conduz o processo de licenciamento ambiental dos blocos BM-PAMA-3 e 8, ambos na fase de estudo ambiental. No bloco BM-PAMA-3 houve licença para perfuração de um poço, o que ocorreu em 2011. Ainda nessa comunicação, a Petrobras reafirma que está preparada para realizar as atividades na Margem Equatorial com total responsabilidade e que irá empregar todo o seu conhecimento e tecnologias necessárias para a segurança e êxito das operações. E finaliza afirmando que a transição energética justa e equilibrada é o maior desafio atual de todas as empresas do setor.

Um comentário sobre “Petrobras fará reunião em São Luís para detalhar a exploração de petróleo na Margem Equatorial – MARANHÃO Hoje

  • Hi! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to rank
    for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.
    If you know of any please share. Appreciate it!
    You can read similar text here: Warm blankets

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *