NOTÍCIAS

Covid já matou 11 pessoas no Maranhão nos dos primeiros meses de 2024 – MARANHÃO Hoje

CONVERSA FRANCA

Coranavírus ainda ameaça

Apesar de muitos já se considerarem imunes, por estarem com vacinação completa, e por isto não tomam mais medidas preventivas, o coranavírus continua ameaçando, e no Maranhão a situação ainda não é assustadora, porém preocupante.

De acordo com números do Painel Covid do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), este ano já foram registrados 1.651 casos no estado, com 11 óbitos. Nada comparável com os dados de anos passados, principalmente 2021, quando o estado registrou 169.718 casos e 5.864 mortes.

Em 2020, foram 200.976 casos e 4.513, óbitos; em 2022, foram 117.399 e 657, respectivamente; e ano passado, 10.744 e 46.

PENSANDO BEM…

É possível encontrar um cristão que não abre mão de sua fé, mas que encontra algum equívoco ou uma mensagem não muito clara nas palavras de Jesus Cristo. Impossível é achar um petista que enxergue uma falha nos discursos do presidente Lula, mesmo quando está flagrantemente errado.

Seletivo do Senac

Abertas na última quinta-feira (15), prosseguem até esta terça-feira (20) as inscrições ao processo seletivo para contratação de professores pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) com lotação nas cidades de Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, São Luís e Timon. A instituição está, ao todo, 23 vagas, de nível superior e médio, destinadas a contratação de instrutores para as seguintes áreas de Beleza, Gestão e Negócios, Saúde e Tecnologia da Informação.

Navio encalhado

Há muito não se registravam acidentes de navios na Baía de São Marcos, em São Luís (MA), mas na tarde de sábado (17), o Forte de São Felipe encalhou quando fazia manobra no canal de acesso ao terminal portuário da Alumar. A embarcação pertence à empresa Elcano, está carregada com 20 mil toneladas de bauxita, matéria prima utilizada na produção de alumínio, além de água e combustível. O navio vinha do Pará e teve de mudar de berço devido a um problema no guindaste do porto, mas encalhou num banco de areia.

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Se o presidente Lula, de repente, passasse a achar correta a reação de Israel aos atos do Hamas, muitos petistas deixariam de criticar israelenses e judeus e passariam a enxergar tumbem atos de terrorismo na Faixa de Gaza?

Santo Amaro

A construção de um acesso de 2,3 quilômetros ao Condomínio Terra Ville, encravado nas proximidades dos Lençóis Maranhenses, está gerando polêmica em Santo Amaro, isto porque integrantes do Conselho Municipal de Turismo enxergam essa obra como uma ameaça ao parque, com danos à ecologia e ao turismo da região.

A fim de obter licença da Prefeitura para abrir este acesso, a Terra Ville estaria compensando o Município como um portal, com guarita e cancela, projeto de arquitetura considerado agressivo ao parque.

Posse no TRE-MA

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Iema), Edilson Baldez das Neves, e o vice-presidente executivo da entidade e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Celso Gonçalo, marcaram presença na posse do advogado Rodrigo Maia no cargo de juiz eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

Edilson Baldez, ao centro com Rodrigo Maia, e os deputado Antônio Pereira (E) e Othelino Neto na solenidade do Tribunal Regional Eleitral (TRE)

Luto no comércio

O setor comercial do Maranhão está de luto com o falecimento, na última quinta-feira (15), do engenheiro e empresário Renato Martins de Souza, de 37 anos, diretor da Marewer Representações. Ele era filho do também empresário José Ribamar Ewerton e Margarida. 

Graduado em Engenharia Elétrica, Renato, desde cedo, acompanhava o pai na atividade de representação comercial, tendo sido responsáveis pela difusão e largo consumo de algumas marcas famosas, dentre elas. Nutrimental e Frimesa.

PAUSA PARA MEDITAÇÃO

    • Tecer uma rede é melhor do que rezar por um peixe à beira d’água
    • (provérbio chinês)

Gás da Eneva

A Eneva anunciou quinta-feira (15) a declaração de comercialidade de novo campo de gás no Maranhão, o Campo de Gavião Vaqueiro, localizado nos Blocos PN-T-66, PN-T-67A que ficam nos municípios de Lago dos Rodrigues, Lago do Junco, Lago da Pedra e Poção de Pedras. 

O Campo de Gavião Vaqueiro foi o 12º campo da Bacia do Parnaíba a ser declarado comercial pela Eneva e tem volume de gas-in-place que varia em 1,5 bilhão de metros cúbicos (Bm³) (P90), 2,2 Bm³ (P50) e 3,3 Bm³ (P10), de acordo com o intervalo probabilístico.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *