Empresas do Maranhão são as que mais demandam crédito da região Nordeste, indica Serasa Experian – MARANHÃO Hoje
No cenário nacional, busca das companhias pelo recurso financeiro fechou o ano com crescimento de 1,8%
Na região nordeste, as empresas do Maranhão (4,3%) fecharam 2023 com a maior alta na busca por crédito da região em comparação com o mesmo período do ano passado. Já Alagoas registrou a queda mais acentuada, de 4,3%. Isso é o que apontou os dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian.
Confira, no gráfico abaixo, os dados da região por estados:
No recorte nacional, as empresas buscaram mais crédito em 2023 (1,8%) do que no ano anterior, quando foi registrado retração de 0,2%, conforme revelou os dados do Indicador. As companhias de grande porte impulsionaram o índice e fecharam o ano com 12,5% na busca pelo recurso financeiro.
Confira a seguir os dados completos:
“Encerramos o ano com uma leve alta, revertendo a queda de 0,2% registrada em 2022. Vale destacar que o movimento positivo do indicador foi graças ao desempenho observado no segundo semestre, já que na primeira metade de 2023 ele acumulava queda de 3,5%. Sua recuperação, então, se deu a reboque do início da redução dos juros por parte do Banco Central, a partir de agosto, o que começou a estimular as empresas a trocar (ou tentar, pelo menos) as dívidas velhas e mais caras por défices novos e mais baratos”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Na comparação por setor, “Demais”, que contempla companhias do segmento “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor, foi o que mais demandou crédito durante o ano (9,6%), seguido por “Comércio” e “Serviços”, ambos com 1,8%, e “Indústria” (0,7%).
Veja os dados na tabela a seguir:
Empresas de Mato Grosso foram as que mais demandaram por crédito em 2023
Na avaliação por Unidades Federativas (UFs), Mato Grosso (7,8%) liderou o ranking na busca por crédito em 2023, seguido por Mato Grosso do Sul (7,0%) e Santa Catarina (6,3%). As retrações mais expressivas ficaram nos estados de Sergipe (-2,0%), Alagoas (-4,3%) e Amapá (-4,5%).
Confira os dados completos na tabela abaixo:
Metodologia do indicador – O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.
“Serasa Ponto a Ponto” explica faixas de pontuação – Muitos donos de negócios, interessados em melhorar a situação financeira de suas empresas, podem se perguntar: como o Score PJ funciona? Como consultar essa pontuação para companhias? Dá para ter uma nota maior? Como cuidar melhor da saúde do negócio? Para ajudar os empreendedores a entenderem melhor esses números e como podem contribuir para o aumento do score PJ da sua empresa, a Serasa Experian lançou a funcionalidade “Ponto a Ponto”, dentro da interface de consulta. Saiba mais clicando aqui.
A funcionalidade traz a explicação de cada faixa de classificação, os motivos que podem acarretar a queda ou o aumento da pontuação e as orientações sobre medidas possíveis para manter ou melhorar a situação. A pontuação do Score para CNPJ vai de 0 a 1.000, em que quanto maior o valor, maior o nível de confiança que a empresa apresenta. Os critérios utilizados para avaliação do Score PJ, ainda segundo Cleber Genero, são os seguintes:
-
- Existência de dívidas vencidas negativadas;
- Consultas à Serasa Experian;
- Faixa etária do consumidor;
- Cadastro Positivo devidamente aberto;
- Dados cadastrais do consumidor atualizados;
- Registros de pagamento de contas em dia;
- Avaliações de crédito frequentes;
- Existência de processos judiciais envolvendo o indivíduo;
- Cadastro de emissão de cheques sem fundo.