FMS realiza feira de exposição para promover inclusão social nos CAPS
FMS realiza feira de exposição para promover inclusão social nos CAPS (Foto: Ascom FMS)
Nesta terça-feira (20), das 8h30 até às 12h e das 14h30 até às 17h, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizará o Expoartes – Talento e Inclusão, um evento aberto ao público na sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Sudeste. A iniciativa busca valorizar a produção artesanal de pessoas com transtornos mentais atendidas pelos CAPS e que participam das oficinas do Grupo de Geração de Trabalho e Renda (GTR).
Os visitantes terão a oportunidade de conhecer e adquirir peças exclusivas em crochê, feltro, poesias, desenhos, pinturas e outras criações artísticas. Além disso, estarão à venda bolos, pudins e produtos alimentícios preparados pelos próprios participantes, reforçando a importância da inclusão social e da autonomia financeira.
Para a gerente de saúde mental da FMS, Luanna Bueno, o evento impulsiona a independência dos usuários dos CAPS e também ajuda a desconstruir preconceitos sobre sua capacidade de trabalho e integração na sociedade. “Essa ação reafirma o papel da arte, do trabalho e do diálogo como ferramentas essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e acolhedora.”
Além da exposição, o Expoartes contará com rodas de conversa, abrindo espaço para um diálogo enriquecedor entre serviços de saúde, educação, assistência social e ONGs do território. Instituições parceiras foram convidadas a prestigiar a produção dos usuários dos CAPS e a refletir sobre a importância da Luta Antimanicomial, reforçando uma abordagem mais inclusiva e respeitosa no cuidado com a saúde mental.
A coordenadora do CAPS Sudeste, Gabriela Lucena, explica que o evento também propicia um momento de reflexão sobre a evolução histórica da abordagem ao sofrimento mental: “Por muito tempo, as pessoas com transtornos mentais foram submetidas à segregação e à violação de direitos. O Expoartes nos faz pensar sobre como o cuidado em saúde mental tem se transformado, promovendo inclusão e autonomia”, finaliza.
Confira a programação da Expoartes:
-Realização de vendas de jarros pintados à mão por usuários, nos quais serão já vendidos com ervas medicinais e aromáticas: Mastruz, hortelã, manjericão, alecrim, orégano e salsinha e plantas ornamentais: Suculentas, cactos e outras de pequenos portes;
-Realização de peça teatral com tema: Memes da internet sobre saúde mental com usuários, e como essa questão afeta o Cuidado em Saúde Mental;
-Realização de desfile com peças de crochê feitas pelas usuárias;
-Realização de Oficinas de chaveiros em crochê 2h/a: Ministradas pelas usuárias do grupo de geração de renda aos visitantes;
-Exposição Luta antimanicomial;
-Realização de rodas de conversa (manhã e tarde) mediadas pelos profissionais do CAPS Sudeste sobre o Cuidado em Saúde Mental;
-Exposição de telas: destacando a foto do usuário e uma pequena biografia de cada autor, além de uma etiqueta para informar o tema da tela e material utilizado.