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Empresas do Maranhão apresentaram menor demanda por crédito no mês de outubro – MARANHÃO Hoje

Avaliação registra alta de 10,1% na busca por recursos financeiros

As empresas do Maranhão foram as que apresentaram menor demanda por crédito na região Nordeste no mês de outubro, segundo dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito. De acordo com o levantamento, na comparação com o mesmo mês de 2022, todas as unidades federativas (UFs) da região registraram alta na busca por recursos financeiros. 

O maior índice na região foi em Alagoas (9,8%) e o menor, no Maranhão (5,3%).

Confira, no gráfico abaixo, os dados da região por estados:

No cenário nacional, as micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras impulsionaram o crescimento da busca por crédito realizada durante o mês de outubro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Com aumento de 10,5%, as MPEs superaram a alta geral do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, que considera empresas de todos os portes e atingiu 10,1%. Além disso, as grandes tiveram aumento de 8,4% e as médias empresas registraram queda de 4,0%. Confira no gráfico e tabela abaixo os números completos:

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o cenário otimista sugere que, a redução da taxa Selic e da inflação no país está motivando as empresas a buscarem financiamento. A disponibilidade de recursos financeiros para manter liquidez e cumprir compromissos com fornecedores é importante para a sobrevivência e operação das empresas”. 

Na análise por setores, a categoria “Serviços” cresceu 15,1%, em seguida ficou “Demais” – que contempla empresas do segmento “Primário”, “Financeiro” e do “Terceiro Setor” –, com aumento de 5,8%. “Comércio” e “Indústria” vieram na sequência com 5,8% e 5,1%, respectivamente. 

Crescimento – Em outubro deste ano, todas as Unidades Federativas (UFs) tiveram reação positiva na busca por crédito. O destaque ficou com o Distrito Federal, que apresentou aumento de 18,9%. Confira os dados dos demais estados no gráfico abaixo:

Soluções para CNPJs – É muito importante, para a saúde do negócio, ter insumos que auxiliem nas tomadas de decisão e na conquista de melhores resultados. Por isso, a Serasa Experian desenvolveu um enxoval de soluções para que os empreendedores tenham sempre a melhor ferramenta ao alcance. Existe a possibilidade de consultar o CNPJ próprio e de fornecedores, contar com uma inteligência para recuperação de dívidas que negocia de forma saudável com os clientes devedores, emissão de certificado digital para realizar processos menos burocráticos e mais seguros e muitas outras possibilidades. Clique aqui e fique por dentro!

“Serasa Ponto a Ponto” – Muitos donos de negócios, interessados em melhorar a situação financeira de suas empresas, podem se perguntar: Como o Score PJ funciona? Como consultar essa pontuação para companhias? Dá para ter uma nota maior? Como cuidar melhor da saúde do negócio? Para ajudar os empreendedores a entenderem melhor esses números e como podem contribuir para o aumento do score PJ da sua empresa, a Serasa Experian lançou a funcionalidade “Ponto a Ponto”, dentro da interface de consulta com acesso gratuito e intuitivo.

A funcionalidade traz a explicação de cada faixa de classificação, os motivos que podem acarretar a queda ou o aumento da pontuação e as orientações sobre medidas possíveis para manter ou melhorar a situação. A pontuação do Score para CNPJ vai de 0 a 1.000, em que quanto maior o valor, mais confiança a empresa apresenta. Os critérios utilizados para avaliação do Score PJ, ainda segundo Cleber Genero, são:

    • • Existência de dívidas vencidas negativadas;
    • • Consultas à Serasa Experian;
    • • Faixa etária do consumidor;
    • • Cadastro Positivo devidamente aberto;
    • Dados cadastrais do consumidor atualizados;
    • • Registros de pagamento de contas em dia;
    • • Avaliações de crédito frequentes;
    • • Existência de processos judiciais envolvendo o indivíduo;
    • • Cadastro de emissão de cheques sem fundo. 

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui!

Metodologia do indicador – O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

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