NOTÍCIAS

Provas para concurso público do governo federal serão aplicadas em nove cidades do Maranhão – MARANHÃO Hoje

Estão previstas 6.640 vagas para 21 órgãos

Das 180 cidades onde serão aplicadas as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), 54 estão no Nordeste, sendo nove do Maranhão. Liderada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a iniciativa selecionará 6.640 servidores públicos para 21 órgãos federais.

O Nordeste é a região com maior número de cidades que receberão pontos de aplicação do certame. Além das nove do Maranhão, são duas cidades de Alagoas, 16 na Bahia, seis no Ceará, quatro na Paraíba, cinco em Pernambuco, sete no Piauí, três no Rio Grande do Norte e duas em Sergipe.

“A escolha de abranger uma extensa gama de cidades não apenas amplia as possibilidades de acesso aos cargos públicos, mas também desempenha um papel crucial na redução das desigualdades regionais. O Nordeste, marcado por uma rica diversidade cultural e histórica, apresenta um vasto contingente de talentos que, por vezes, enfrentam desafios socioeconômicos diversos”, explicou José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI. Para escolha das cidades onde serão aplicadas as provas, foram considerados critérios de densidade populacional, raio de influência microrregional e facilidade de acesso.

Apesar de serem aplicadas em 180 cidades, entretanto, as provas do CPNU selecionarão candidatos a vagas nacionais. “As vagas não são regionalizadas”, esclareceu o secretário. “A presença de servidores públicos originários de todas as regiões do país nas instituições federais promove maior representatividade e compreensão das realidades locais. A diversidade de vivências, culturas e perspectivas enriquece o ambiente de trabalho, contribuindo para a formulação de políticas públicas mais sensíveis e alinhadas às necessidades específicas de cada região”, defendeu.

Saiba onde serão as provas

    • Alagoas –  Arapiraca e Maceió.
    • Bahia – Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Jequié, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
    • Ceará – Crateús, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.
    • Maranhão – Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês e São Luís
    • Paraíba – Campina Grande, João Pessoa, Patos e Sousa.
    • Pernambuco – Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Recife e Serra Talhada.
    • Piauí – Bom Jesus, Corrente, Floriano, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato e Teresina.
    • No Rio Grande do Norte – Caicó, Mossoró e Natal.
    • Sergipe – Aracaju e Itabaiana.

Acesse a lista completa das cidades onde o CPNU será aplicado. O MGI informa, ainda, que todas as informações oficiais sobre o CPNU estão na página oficial do Ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *